segunda-feira, 29 de outubro de 2012

[Série] Como economizar Em: Papeis

Boa dia, amiguinhos

Resolvi criar esta série de posts para apresentar dicas de economia no que diz respeito aos diversos materiais usados no scrapbooking. Como eu já falei sobre papeis na [Série] Materiais, será por eles que começarei.

Scrapbooking é um hobby caro (que o diga meu cartão de crédito). O mercado, no Brasil, é abastecido, principalmente, por produtos importados vindos, prioritariamente, dos Estados Unidos, e que depois de pagar um monte de taxa e imposto, chegam ao consumidor com preços elevadíssimos. Ainda há poucas opções de fabricantes genuinamente brasileiros. Por isso, o que pudermos fazer para economizar é válido.

Em se tratando de papeis, sabemos que devemos ter cuidado com a acidez dos mesmos para não danificar as fotos, e nem todo papel é livre de ácido (a grande maioria, não). Além das folhas de scrap, os papeis das marcas Canson e Filiperson são acid free (vem, inclusive, especificado na embalagem). Eles são facilmente encontrados em qualquer boa papelaria nos tamanhos A4 e em diversas cores, texturas e gramaturas, e podemos usá-los na confecção de enfeites, flores, tapetes das fotos etc.

Linha Filipaper da marca Filiperson
Linha Color da marca Canson

Para quem vai trabalhar com cartões e não vai usar fotos, não precisa se preocupar tanto com a acidez e pode optar por diversas outras marcas existentes no comércio, como a Color Plus. Esta possui várias linhas de papeis lindos: os de cores vivas, os perolados, os metalizados e os texturizados. São também encontrados em papelarias comuns no tamanho A4 e são muito mais baratos do que qualquer folha de scrap.

Meus papeis da marca Color Plus

Outra dica de economia que dou e que aprendi com a Paloma é para sempre que colar um papel sobre o outro, recorte a parte que fica escondida, como a que está embaixo da foto, por exemplo. Então, você poderá usar esse pedaço para fazer algum enfeite ou usar num trabalho futuro. Além disso, guarde toda e qualquer sobra de papel, pois no scrapbooking, tudo se aproveita, até os retalhos.

Eu guardo os pedacinhos de papel recortados que sobram numa pasta sanfonada
Coloco os retalhos separados por cores. Assim, fica mais organizado.

E aí, gostaram? Espero que as dicas sejam úteis. Continuem acompanhando que em breve trarei muitas outras. Até mais!

7 comentários:

  1. Oie!!!
    Mas é claro que você pode citar meus vídeos, fazer suas versões das coisas.... Fique super a vontade para usar o que faço!
    Beijocas (que agora eu vou passear mais por aqui! ;-))

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi, obrigada, querida. Seja bem vida e fique à vontade. A casa também é sua! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Eleonora! Adorei seu post sobre como economizar em papéis e agora vou seguir seu Blog para me manter informada sobre Scrapbook!
    Abraços.
    Beta Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beta, seja bem vinda! Fique à vontade, a casa também é sua. Beijos!

      Excluir
  4. Oi Eleonora,
    Aonde vc compra os papeis Canson e Filipaper e Color Plus aqui em Fortaleza? Adorei o seu blog e descobri assistindo os da Gabi.Bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gardênia. Tudo bom?
      Olha, tanto filiperson quanto canson eu acho na CDMax. Há também em algumas livrarias/papelarias do centro, mas não saberia te dizer especificamente qual, porque sempre que vou no centro, eu vou andando mais livre, entro em várias lojas e acabo esquecendo de olhar o nome. Se eu não estiver enganada, uma dessas livrarias é a Pedro I. Beijoca

      Excluir
    2. Ah, só para avisar que a filiperson tem loja virtual: http://www.filiperson.com.br/

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...