sábado, 23 de fevereiro de 2013

[Série] Como economizar em: Cola e Fita Adesiva


Boa noite

No outro post, eu falei que colas para scrapbooking são mais caras que colas comuns, isso porque são livres de ácido (e porque todo produto que vem com a palavra "scrapbook" no rótulo é mais caro mesmo). Porém, você pode economizar na cola. 


Tá vendo esse potão de meio quilo? Pois, ele custa em torno de R$ 7,00 (sendo que o tubinho de 100g da cola para scrapbooking da Toke e Crie custa em torno de R$ 16,00). E ele é totalmente acid free. Essa discussão sobre a Cascorez ser livre de ácido já é antiga e conhecida pela maioria das scrappers, mas para quem não sabia ou ainda tem dúvida, eis aqui o teste: http://drisantos.blogspot.com.br/2007/06/cola-cascorez-rtulo-azul-us-la-ou-no.html. Reproduzo abaixo parte da explicação:

"Meninas, desde agosto de 2006, quando começei a fazer scrap fiquei intrigada com essa questão do pH das colas. Sou bióloga e queria ter certeza que as outras colas não serveriam mesmo. Então, FINALMENTE, consegui a fita que mede pH e aí está o resultado... A fitinha foi embebida nas soluções testadas e para saber o pH é só comparar com as cores na embalagem. Usei vinagre para confirmar que a fita estava funcionando. Não fiquem abismadas, como eu pensava... a Cascorez tem pH igual ao da cola "acid free". E a cola transparente usada, inclusive naqueles albuns de foto de casamento sem problemas ao longo do tempo, tem pH um pouquinho maior do que 7.0 sendo portanto, levemente alcalina [...] " 
Isabella Palmie
Como o bico dosador da Cascorez é péssimo, o ideal é passar um pouco da cola para aqueles tubos aplicadores de tinta de cabelo, encontrados em qualquer loja de cosmético ou lojas de produtos para confecção de perfumes e sabonetes (aqui em Fortaleza, duas lojas bem conhecidas são a Fortaleza das Essências e a Paraíso das Essências, ambas no centro da cidade). Até em lojas de materiais médicos você encontra também.


Tais tubinhos são bem baratos, algo entre R$ 1,00 e R$ 1,50 dependendo do tamanho. Quanto à Cascorez, você a encontra em qualquer loja de produtos de artesanato e até em depósitos de construção e marcenarias, pois é uma cola de aplicação bem extensa.

Caso queira uma cola mais consistente que a Cascorez, o lance é usar a cola lantejoula (dica da Gabi). As da marca Glitter e Mercur são livres de ácido (vem dizendo na embalagem) e indicadas para o scrapbooking. A cola pano da Glitter também é acid free. Tenho um tubo aqui em casa, fui olhar e vem especificadoEla só não é boa para colar tecido em tecido, mas cola papel em papel e tecido em papel (fiz o teste) e é bem consistente, tanto quanto a cola lantejoula ou até um pouquinho mais.
Esse tubinho custou R$ 3,50, meio carinho para o tamanho dele,
mas a cola lantejoula da mesma marca é mais em conta.

Eu gosto muito da marca Acrilex, da qualidade e de seus preços, porém não sei se são livres de ácido. Vou tentar entrar em contato com a marca e, caso tenha algum retorno, faço um update neste post.

Bem, se você está começando no scrap, sugiro que adquira um tubão da Cascorez e/ou um tubo da cola lantejoula/pano, fita dupla face e fita banana. Só! Vai durar muuuuuuito e você já vai arrasar nos seus trabalhos. Não tive coragem, ainda, de comprar glue dots ou fita banana já cortada em quadradinhos. Eu sei que facilita muito o trabalho, mas acho um preço muito caro a ser pago para algo que minhas colas podem fazer ou minha tesoura, no caso dos quadradinhos.

Para glue dots de bolinha, aqui vai uma dica irresistível que você pode fazer em casa: cola permanente e uma tira de acetato (aquele plástico de transparência para retroprojetor - é o novo!). Você faz as bolinhas com a cola permanente no acetato. Quando elas secarem, voilá, seus glue dots estarão prontos para uso. Neste vídeo, você verá como é o processo, mas foram utilizados outros materiais, mais caros, porém o resultado é o mesmo.


E aí, gostaram das dicas? Espero que sim. Beijos e até mais!

11 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que gostaste, Sue. Obrigada pela visita. Beijinhos!

      Excluir
  2. Adorei!!!
    Já salvei o blog nos favoritos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que ótimo saber que a cascorez também pode, amo esta cola...gosto muito da repeteco também. Não gosto da toke e crie, gastei 15, no tubo e depois de ficar um tempinho parada, criou uma água e não misturou mais na parte branca, tive que jogar fora mesmo só usando 1x. Já a cascorez e repeteco ficam aqui pra eu usar quando quiser e não perdem a textura :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gostei da cola da TEC. A que eu tinha endureceu muito rapidamente e acabou estragando. O tubo ainda estava na metade.

      Excluir
  4. Olá!
    Você tem alguma sugestão para colar fita de cetim? Obrigada! Seu blog é muito legal! Adorei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso fita dupla face ou colo com cola de silicone líquida.

      Excluir
  5. Adorei! Estou recomendando o seu post para os meus leitores! Obrigada por compartilhar :)
    http://www.cortecolecrie.com/2014/06/caixa-para-lembrancinha-de-festa-no.html

    Gisela

    ResponderExcluir
  6. Eleonora estou aprendendo muito com vc....adoro seus tutoriais sobre como utilizar os materiais de scrap e as dicas de economia...estou iniciando agora e já aprendi muuuito com vc...obrigada por por compartilhar seus conhecimentos..bjinhos Vivi - SBC

    ResponderExcluir
  7. Eleonora estou aprendendo muito com vc....adoro seus tutoriais sobre como utilizar os materiais de scrap e as dicas de economia...estou iniciando agora e já aprendi muuuito com vc...obrigada por por compartilhar seus conhecimentos..bjinhos Vivi - SBC

    ResponderExcluir
  8. Boa noite! Muito obrigada por ter esclarecido essa dúvida! Um abraço. Susanete.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...