quinta-feira, 12 de setembro de 2013

[Quinta das Ferramentas, Materiais e Técnicas]: Roseta de Feltro

Olá a todas, tudo bem com vocês?

No vídeo de hoje, mostro como confeccionar uma roseta de feltro, um material bem barato que encontramos em lojas que vendem tecidos. Este é o primeiro de alguns vídeos sobre a confecção de flores para utilizarmos em nossos trabalhos.


Espero que gostem. Beijinhos!

4 comentários:

  1. Oi, Lelé! Estou pensando em começar a fazer scrapbooking. Encontrei seu blog e já li um moooonte dele! :) tô empolgada, é tudo muito lindo. Já tô me organizando pra decidir o que comprar pra começar, materiais e etc, mas ficou uma dúvida: que ferramentas seriam as melhores pra começar?

    Eu também sou de Fortaleza (aliás, aquele post sobre onde comprar as coisas por aqui, muito 10!), e sou estudante de psicologia! Gostei demais do seu blog! :)

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. ai, e sim! acho que não ficou claro, mas como ferramentas, eu quero dizer essas mais sofisticadas, sabe? Tipo essas que você apresenta nos vídeos. Tô pensando em comprar um crop-a-dile pra começar, porque me interesso muito por scrapbook mais alternativos, não necessariamente naquele papel tradicional.

    valeu! hehe :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom? Obrigada pela visita e pelo carinho. Ultimamente, algumas meninas de Fortaleza andam aparecendo por aqui que eu acho que deveríamos nos organizar e fazer um crop. rsrsr

    Quanto à sua dúvida, olha, isso vai muito do que vc quer com o scrapbooking, se está mesmo certa de que essa é sua praia, se vc o quer como meio de ganhar renda ou apenas como hobby. Digo isso, porque as ferramentas são caras, então é preciso ter paixão no coração para desembolsar tanto dinheiro com este hobby ou ter algum foco caso o queira como renda. De todo modo, a ausência de ferramentas não inviabiliza o scrapbooking, só teremos que ter mais trabalho com a tesoura. Porém, quanto mais a gente se dedica, quanto mais a gente faz, sente a necessidade de adquirir algumas ferramentas porque percebe que elas facilitam muito e otimizam o tempo. Eu adoro uma ferramenta, mas isso é uma característica minha, pois gosto de ferramenta em tudo na vida. Minha cozinha, por exemplo, é cheia de utensílios e guéri-guéri.

    Mas vou supor que vc já tem a certeza de que o scrapbooking deve fazer parte de sua vida, o quer como hobby, está mesmo querendo gastar com isso e tem algum dinheiro sobrando. Sugiro que tenha algumas ferramentas de corte, aí vc escolhe o que ficar melhor para vc. Comecemos com os furadores. Alguns deles, principalmente de bordas e formas básicas (quadrado, círculo, escalope, flor etc), são ótimos, pois são rápidos e práticos de usar, porém, eles ocupam muito espaço. Eu tive que comprar uma fruteira para colocar os meus, pois não cabiam mais em caixas. Existem, ainda, máquinas manuais de corte de figuras que também fazem relevo, como a cuttlebug e a big shot (fiz alguns vídeos sobre a big shot). Ela tem uma infinidade de facas com diversas figuras e alfabetos, inclusive as formas básicas. Desvantagem: são bem mais caras que os furadores, e as facas, aqui no Brasil, são igualmente caras. E tem a Silhouette, que é uma máquina eletrônica de corte (existem outras, mas a Silhouette vem se mostrando mais prática, vc liga no computador e pode cortar qualquer fonte que tiver instalado no seu pc). As imagens de corte são vendidas na loja da Silhouette, a maioria custa 99 centavos de dólar e toda semana eles apresentam uma imagem gratuita para vc fazer o download. Já encontrei vásrias imagens gratuitas por aí pela net. De todo modo, eles já lhe dão 50 imagens grátis para vc começar e é possível construir algumas no computador. Ela corta papel, vinil, tecido (para esse, precisa trocar a lâmina e comprar uma específica). Se vc estiver com grana sobrando, pode começar por ela por reunir todos os cortes que quiser. Desvantagens, o investimento inicial é mais alto que as outras e vc tem que ter noção de informática para usá-la, levar um tempo estudando o programa que a máquina necessita para funcionar. Mas não é difícil, têm vários vídeos por aí ensinando. Ela tem o modelo Cameo, que suporta papéis no tamanho 30x30, e a portrait, que corta papeis de tamanho até A4 (é a que possuo, comprei numa promoção na Serilon e dividi em 10 vezes no cartão, ainda tô pagando). Caso opte pela silhouette, mas queira também trabalhar com relevo seco, exite a sizzix texture boutique, que não corta, só faz o emboss e é mais barata que a big shot.

    ResponderExcluir
  4. A crop-a-dile faz furo e aplica ilhós, inclusive em materiais como acrílico e papelão. O ilhós tanto serve para enfeitar, como para segurar alguns itens, como fita, elástico, várias figuras juntas ou folhas de papel, fazer um bloco com argolas e por aí vai. A alicate, que é a que possuo, ela tem uma limitação, pois só alcança em torno de 15cm a partir da borda do papel. Tem a crop-a-dile big bite, que alcança qualquer parte da folha de scrap. Desvantagens: mais cara que a alicate e é um trabolhão, mais trabalhosa para carregar por aí, ocupa mais espaço. Existe as ferramentas tradicionais de aplicar ilhós, que é um pino, uma base e um martelinho. O kit é mais barato que a crop-a-dile, tb se consegue colocar o ilhós em qualquer parte do papel, mas faz bastante baruto, nem pense em usar de madrugada.

    Uma máquina que gosto muito é a de costura. Possuo uma portátil. Gosto de costura real no trabalho, e fazer a mão leva muito tempo. Desvantagem: tem que aprender a mexer e a costurar o básico (ou seja, ponto reto e zig zag). Algumas máquinas vem com dvd demonstrativo e tem muito vídeo no youtube ensinando como colocar a linha, usar a bobina, ajustar os pontos. Ou seja, com prática e dedicação, vc doma a máquina, até porque como vc vai costurar papel, e não fazer uma roupa, então não precisa ser costureira profissional.

    Tem o aquecedor térmico, para fazer relevo aquecido, fiz um post recente sobre ele.

    E por fim, se quiser fazer encadernação, tem as encadernadoras domésticas, conheço a the cinch e a bind-it-all, chamada carinhosamente de BIA (é a que tenho). Ela fura o papel e coloca o espiral de metal.

    Bem, sugeri algumas das ferramentas que vc chama de mais sofistica, mas vai muito das suas características pessoais e de seu gosto. A discussão sobre as ferramentas iniciais não é consenso entre as scrappers, pois isso depende mesmo do perfil de cada uma. Além disso, no scrapbooking, beira ao infinito o número de ferramentas, e algumas são tão desnecessárias ou, sinceramente, tão "fuleirages" que creio existirem somente para gastar dinheiro. Por exemplo, tem umas de engomar fita. Eu vi uma que é um mini ferrinho de engomar e outra que parece uma pranchinha de cabelo, só que pequena, rosinha, bem fofinha. Mas eu acho sem futuro, ainda mais pelo preço que cobram e vc quase nunca precisa engomar fita. Quando necessito engomar, o que ocorre uma vez na vida, eu uso o ferro comum, ou pra ser mais prático, minha prancha de cabelo mesmo. Tem o mesmo efeito.

    Espero que tenha ajudado de alguma forma. Qq dúvida, é só perguntar. Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...